Carta de Serviços

Bem vindo(a) à Carta de Serviços da Câmara. Aqui você encontra todos os serviços disponibilizados ao cidadão de maneira fácil e rápida.

Denúncia, Elogio, Sugestão e Reclamação (Defesa da Igualdade Racial)

Órgão responsável:
Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim

Público-alvo:
Cidadão

Assunto:
Acesso à Informação

Atendimento:
Presencial Online

Descrição do serviço

A Ouvidoria Permanente em Defesa da Igualdade Racial "Monsenhor Jefferson Luiz Magalhães" é o órgão da Câmara Municipal responsável por receber e investigar denúncias de preconceitos e discriminação com base em etnia, raça e/ou cor, bem como acompanhar a implementação de medidas para a promoção da igualdade racial no Município.  Trata-se de um órgão subordinado à Ouvidoria Legislativa da Câmara. 

Qualquer cidadão identificado pode fazer sua denúncia ou reclamação. Basta dirigir-se à sede da Câmara Municipal, ou fazer contato por telefone ou ainda, pelo Portal da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.

O Ouvidor Racial da Casa Legislativa é o vereador Rodrigo Sandi."
 

Quando solicitar este serviço

A qualquer momento que o cidadão queira denunciar ou reclamar acerca de um fato referente à desigualdade racial, ou ainda, fazer um elogio sobre igualdade racial.

Quem pode solicitar este serviço

Qualquer cidadão.

Quem pode utilizar este serviço

Qualquer cidadão.

Requisitos para acessar ou solicitar este serviço

A Ouvidoria não exige que o Cidadão siga um formato específico para se manifestar. Em geral, as manifestações devem conter as seguintes informações:

- Nome completo, e-mail, telefone (incluir DDD) e endereço (inclusive CEP, cidade e estado), bem como, qualquer outra informação que facilite o contato da Ouvidoria com o cidadão;

- Indicação das informações que deseja que a Ouvidoria Racial mantenha sob sigilo;

- Quaisquer outros fatos pertinentes (devem ser anexados documentos ou material relevante que ofereça apoio às declarações ou comprovação dos fatos informados);

Em todas as situações, o problema deve ser exposto de forma clara, descrevendo datas, locais e fatos detalhadamente, inclusive identificando, quando possível, as pessoas envolvidas.
 

Documentos necessários para acessar ou solicitar este serviço

Formulário devidamente preenchido.
 

Formas de acessar ou solicitar o serviço

- Presencialmente, durante o horário de expediente (07h às 13h);
- Por telefone: (28) 3526-8515;
- Por email: ouvidoriaracial@cachoeirodeitapemirim.es.leg.br;
- Online, através de preenchimento do formulário de solicitação.

Prioridades de atendimento

Atendimento prioritário conforme Legislação específica

Previsão do tempo de espera para atendimento

Conforme artigo 16, da Lei nº 13.460/2017, “A ouvidoria encaminhará a decisão administrativa final ao usuário, observado o prazo de 30 (trinta) dias, prorrogável de forma justificada uma única vez, por igual período.”

Etapas de realização deste serviço

Etapa 1: recebimento e verificação dos requisitos mínimos de admissibilidade;

Etapa 2: Análise e classificação da manifestação; Etapa 3: encaminhamento ao Setor competente;

Etapa 4: monitoramento do prazo de resposta;

Etapa 5: recebida a resposta, a mesma é encaminhada ao solicitante para sua ciência.
 

Como este serviço é executado

Administrativamente.

Previsão do prazo para execução deste serviço

Conforme artigo 16, da Lei nº 13.460/2017, “A ouvidoria encaminhará a decisão administrativa final ao usuário, observado o prazo de 30 (trinta) dias, prorrogável de forma justificada uma única vez, por igual período.”

Valor(es) e forma(s) de pagamento deste serviço

Serviço gratuito.

Como consultar andamento deste serviço

- Recebimento do andamento da tramitação por email;
- Consulta por telefone, de posse do número de protocolo.
 

Legislação que regula este serviço

Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial - Lei 7.645/2018.

Atualizado em: 30/05/2022

Acessos: 533

Você pode abrir uma manifestação sobre este serviço

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