Carta de Serviços

Bem vindo(a) à Carta de Serviços da Câmara. Aqui você encontra todos os serviços disponibilizados ao cidadão de maneira fácil e rápida.

E-SIC - Serviço de Informação ao Cidadão

Descrição do serviço

O e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação para a Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.

Por meio deste sistema, além de fazer o pedido, será possível acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado e receber a resposta da solicitação por e-mail; entrar com recursos, apresentar reclamações e consultar as respostas recebidas. O objetivo é facilitar o exercício do direito de acesso às informações públicas, conforme legislação específica (Lei de Acesso à Informação nº 12.527/2011).
 

Quando solicitar este serviço

A qualquer momento que houver a necessidade de solicitar alguma informação do Poder Legislativo.

Quem pode solicitar este serviço

Qualquer cidadão.

Quem pode utilizar este serviço

Qualquer cidadão.

Quem pode retirar este serviço

Somente o solicitante.

Requisitos para acessar ou solicitar este serviço

- Nome do requerente;

- Número de documento de identificação válido;

- Especificação, de forma clara e precisa, da informação requerida; 

- Endereço físico ou eletrônico do requerente, para recebimento de comunicações ou da informação requerida."
 

Documentos necessários para acessar ou solicitar este serviço

Formulário devidamente preenchido.
 

Formas de acessar ou solicitar o serviço

- Presencialmente;

- Online através do E-Sic;

- Pelos telefones: (28) 3526-5639 ou 162;

- Por email: ouvidorialegislativa@cachoeirodeitapemirim.es.leg.br.

Prioridades de atendimento

Atendimento prioritário conforme Legislação específica.

Previsão do tempo de espera para atendimento

Conforme artigo 11 e dispositivos, da Lei de Acesso à Informação nº 12.527/2011, o prazo de resposta é em até 20 (vinte) dias, podendo ser prorrogado, se justificado por mais 10 (dez) dias.

Etapas de realização deste serviço

Etapa 1: Registro da solicitação no Portal da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, e-SIC, ou presencialmente no Protocolo Geral;

Etapa 2: as solicitações que podem ser atendidas sem auxílio dos demais setores, são respondidas prontamente. As que dependem de informações adicionais, são encaminhadas ao setor responsável da mesma;

Etapa 3: encaminhamento da resposta ao solicitante;

Etapa 4: a não satisfação da resposta encaminhada ao solicitante, dá direito ao mesmo de recorrer de tal solicitação no prazo de 10 dias, e a autoridade hierarquicamente superior à que adotou a decisão, deverá apreciá-la no prazo de 05 dias, contados da sua apresentação.
 

Como este serviço é executado

Administrativamente.

Previsão do prazo para execução deste serviço

Conforme artigo 11 e dispositivos, da Lei de Acesso à Informação nº 12.527/2011, o prazo de resposta é em até 20 (vinte) dias, podendo ser prorrogado, se justificado por mais 10 (dez) dias.

Valor(es) e forma(s) de pagamento deste serviço

Serviço gratuito.

Como consultar andamento deste serviço

- Recebimento do andamento da tramitação por email;
- Consulta por telefone, de posse do número de protocolo.
 

Legislação que regula este serviço

Lei de Acesso à Informação: Lei federal nº 12.527/2011.
 

Atualizado em: 01/09/2021

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